top of page

Sigmund Freud e Jacques Lacan
 

O flerte virou casamento e bígamo! Diante de tantas vertentes também na Psicanálise, escolhi inicialmente e sempre: Sigmund Freud, e na Pós Graduação: Jacques Lacan! (na graduação, priorizavam a linha inglesa da Psicanálise, e somente ouvi falar desse senhor, uma vez, e muito mal. Lembrem que me formei em 1998!).

PORQUE FREUD

Por ser o Pai da Psicanálise; por sua genialidade ao desenvolver todo um dispositivo clínico em sua teoria e prática; por sua ousadia e coragem de se despir da Neurologia, sua formação, para se dedicar á instâncias psiquícas não palpáveis e não identificadas por instrumentos; por sua sensibilidade e perspicácia na observação e escuta de seus pacientes, que lhe permitiu reconhecer o mais além dos sintomas físicos, o Mais Além do inconsciente! O mais além do biológico, cultural e familiar; por se permitir ir além e identificar a especificidade da escuta analítica da fala do paciente!

PORQUE LACAN

Por assumir como empreitada, a releitura fiel da obra de Freud; por colocar em xeque, os recortes e leitura, feitos pelos Psicanalistas da época, que em muito, deturpavam a construção de Freud. Por ser o homem que diante dessa realidade, ousou romper com a instituição que se reconhecia como a "verdadeira" representante do legado de Freud; sobrepondo o local, o nome, à própria Psicanálise (postura condizente com a prática e compreensão que tinham, de priorizar o Ego, o eu, o imaginário). Por ser fiél a sua postura, rompendo com seus próprios seguidores, quando passaram a sobrepor o próprio Lacan á Psicanálise. Pela fidelidade á construção freudiana, mantendo sua lógica e estrutura, ao ampliar e desenvolver conceitos teóricos, tão contemporâneos a nós. Por dialogar com muitas ciências ao fundamentar sua compreensão (linguística, topologia, matemática, óptica, etologia, filosofia).

Por nos apresentar o inconsciente como céu aberto e não mais como um baú enterrado e escondido. 

Sigmund Freud
Jacques Lacan
bottom of page