top of page

Há efeito no Atendimento Virtual?


 

Atendimento Online

Considerando que o Tratamento pela Psicanálise, se dá pelo encontro da escuta do Psicanalista e da fala do candidato a analisando/paciente que lhe endereça sua demanda de sofrimento, a resposta é: Sim! Pois a escuta e a fala, aí se encontram nesse dispositivo de comunicação. Mais que a presença física, há o olhar, a escuta, a vóz, como corpo.

Esse recurso, mantém a protagonista do tratamento: a fala do paciente; na qual se manifestará seu sofrimento, seus recursos, o que lhe diz seu inconsciente.

Como uma entidade incorpórea, o inconsciente, permanece e se faz presente em todas as formas e meios de comunicação, e na escuta analítica, é tirado desse lugar de "corpo estranho", e ser ouvido; o que irá garantir a eficácia, não será o encontro físico, mas o encontro entre fala e escuta, entre a escuta do Psicanalista, filtrada para ouvir o "mais além" da fala do paciente, em suas diversas formas de comunicação.

Soma se, poder driblar as contingências de realidade: não há distância, trânsito, nem local, que impeça esse encontro de acontecer; basta que o paciente tenha privacidade para poder falar e fazer desse momento, SEU momento. 

   ANÁLISE ONLINE

Há presença? Sim

Há laço transferencial? Sim

Há associação livre (regra fundamental da Psicanálise para a fala do paciente)? Sim

Há formações do inconsciente (suas diversas formas de falar)? Sim

Há endereçamento da demanda de sofrimento ao psicanalista? Sim

Há a escuta do analista e sua intervenção pela fala, na comunicação do paciente? Sim

Não há o divã para barrar a pulsão do olhar, mas há a mobilidade da câmera e direção desse olhar, que cumprem essa função!

bottom of page